sexta-feira, 30 de abril de 2010

Reciclagem





Olá amiguinhos!

Hoje, tivemos uma surpresa!
Participamos numa actividade de reciclagem, onde fomos nós a fazer folhas de papel.
Foi muito divertido e as nossas folhas ficaram muito bonitas.

Teatro da carochinha



Esta semana, os meninos da pré vieram até à nossa sala.
As Professoras Estagiárias dramatizaram, com fantoches, a história de uma carochinha que gostava muito de reciclar...
Foi muito divertido!!!

Experiência com água


Esta semana fomos cientistas! Fizemos várias experiências com a água.
Aprendemos o significado da palavra "dissolver".
Verificámos que o arroz não se dissolve, nem água fria, nem em água quente.

A menina gotinha de água




Esta semana, descobrimos a história "A menina gotinha de água".
Com a história ficámos a conhecer o ciclo da água.
No final, fizemos um trabalho muito giro!!!

terça-feira, 27 de abril de 2010


A nossa Ana Rita trouxe umas pesquisas que fez em casa sobre os narcisos:

Os narcisos

Os narcisos formam um grupo muito grande de belas espécies bulbosas que produzem flores de inúmeros formatos e combinações de cores. Trata-se de uma planta vigorosa, rústica, de folhas lineares, que floresce normalmente no período do inverno e da primavera. A folhagem verde começa a despontar no final do mês de Abril.
Quando plantados de forma natural no jardim, sem seguir desenhos muito rígidos, os narcisos dão um ar de naturalidade campestre nas composições.

Como Cultivar:
O cultivo de narcisos não requer cuidados muito especiais. O bolbo pode ser plantado em qualquer época do ano, em local definitivo ou, de preferência, quando ele começa a emitir brotação espontânea. Isso ocorre normalmente com a aproximação do frio do inverno.

Solo, luminosidade e humidade
Aceita bem qualquer tipo de solo, excepto o excessivamente encharcado, pois há o risco de apodrecimento do bulbo. A luminosidade ideal é a indirecta bem abundante, no entanto, pode aceitar tanto a penumbra como o sol directo, dependendo das condições climáticas da região. Recomenda-se regar com moderação no plantio e manter o solo levemente húmido, sem saturá-lo

sexta-feira, 23 de abril de 2010

25 de Abril


Olá amiguinhos!

Hoje, ouvimos a história "O jardim da Esperança". Falamos sobre o 25 de Abril e sobre a liberdade.
Elaboramos um cartaz onde dizemos o que é a liberdade para nós e o Luís deu muitas ideias!




Os peritos na leitura

Hoje, lemos como peritos! As Professoras até gravaram as nossas leituras no computador!
Lemos muito bem!

Experiências com plantas



Olá!

Esta semana também fizemos várias experiências com plantas.
Observámos plantas com uma lupa binocular, para ver os pormenores das plantas.

Fizemos ainda uma outra experiência onde aprendemos que as plantas também respiram!
Foi muito interessante!

Declaração dos deveres do Homem para com os bichos pequenos



Olá amigos!

Esta semana terminámos a exploração do livro "Histórias pequenas de bichos pequenos".
No final, fizemos uma declaração dos deveres do Homem para com os bichos pequenos.


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pesquisas sobre as plantas

O Jorge pesquisou algumas coisas na Internet.
Fica aqui o que pesquisou sobre a utilidade das plantas.

As Plantas têm várias utilidades:

Com as árvores podem-se construir móveis, janelas e portas;

Também o papel é feito a partir da fibra da madeira das árvores;

Alguns dos teus brinquedos são feitos de madeira;

Para construir este barco utilizaram-se tábuas de madeira.

Além disto, as plantas comestíveis (como por exemplo o milho, o trigo, a fruta, os legumes...) são um alimento indispensável ao bom funcionamento do nosso corpo. Com algumas plantas fabrica-se tinta, perfumes, tecidos e medicamentos.

Mas a maior utilidade das plantas é a purificação do ar: as suas folhas largam oxigénio que o ser humano, os animais e mesmo as plantas precisam para respirar.

Sem as plantas não seria possível viver na Terra.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

As plantas



Olá amiguinhos!

Esta semana as Professoras Estagiárias apresentaram-nos uma mesa cheia de: frutos, folhas, raízes e caules.
Também fomos para o recreio observar as plantas da nossa escola.
Foi muito divertido!

Como crescem os feijões?




Olá amiguinhos,

Esta semana também conhecemos a história do "João e o feijoeiro mágico" através de uma dramatização feita por nós. Foi muito divertido!
Depois, nós fomos semear feijões de diferentes maneiras:

- primeiro pusemos uma fila de feijões com água e luz;
- uma segunda sem água mas com luz;
- e uma terceira com água e sem luz.

Pintar um mundo melhor!


Olá amiguinhos!

Esta semana fizemos uma tela para participar no concurso "Quando o mundo se torna tela".
Utilizámos tintas bebíveis:

- terra e água para o castanho,
- espinafres e água para o verde,
- laranja para o amarelo;
- couve-roxa e vinagre para o azul;
- couve-roxa e água para o lilás;
- beterraba para o rosa.